HUG COMUNICAÇÃO

Comunicação da forma certa para você chegar mais perto de seus objetivos!

  • Início
    Início This is where you can find all the blog posts throughout the site.
  • Categorias
    Categorias Displays a list of categories from this blog.
  • Tags
    Tags Displays a list of tags that have been used in the blog.
  • Bloggers
    Bloggers Search for your favorite blogger from this site.
  • Team Blogs
    Team Blogs Find your favorite team blogs here.
  • Login
    Login Login form

Análise SWOT: comunicação como ponto forte abre portas para oportunidades de crescimento do negócio

Posted Por em in Uncategorized
  • Font size: Larger Smaller
  • Acessos: 917
  • 0 comentários
  • Print
Análise SWOT: comunicação como ponto forte abre portas para oportunidades de crescimento do negócio

O senso comum diz que empreender é solitário. Se pensarmos na típica rotina de um empreendedor, realmente é, mas não deveria ser, pois esta solidão compromete o bom desempenho de qualquer negócio.

Quando um profissional escolhe o caminho do empreendedorismo, grande parte das vezes, ele está optando por sair de uma empresa e caminhar sozinho em busca dos próprios sonhos. Esse caminhar sozinho é perigoso se não for contrabalanceado com medidas de gestão e estratégia.

Se você está em uma empresa tem contato constante com outros profissionais da sua área ou de áreas correlacionadas, troca figurinhas e conhecimento e fica por dentro de tudo o que está acontecendo de novo no segmento. Mas, se você optar por seguir seu caminho, esse contato precisa ser balanceado com outras medidas, como cursos de reciclagem, eventos, congressos e outras opções que te coloquem em contato com o que é novo no mercado.

Você sabia que de cada dez empresas, seis fecham antes de completar cinco anos? É o que aponta a Pesquisa Demográfica das Empresas, realizado em 2014 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O mais curioso é que de todas as que sobrevivem, apenas 30% são empresas sem funcionários, ou seja, a maior taxa de sobrevivência está nas empresas com mais colaboradores, sendo que entre elas, 70% são empresas com 10 ou mais funcionários.

O estudo não investiga os motivos de fechamento, mas fica claro que a sobrevivência tem relação com o tamanho delas. Por isso é muito importante que o empreendedor nunca perca de vista o DNA da empresa, definido pela comunicação organizacional e também não deixe de olhar de forma criteriosa para os ambientes interno e externo.

Muitas vezes a rotina tira a visão do óbvio, então para isso, o empreendedor pode se basear em ferramentas de análise e planejamento estratégico de marketing e negócios.

A matriz SWOT, também conhecida como FOFA é um método eficiente de análise de mercado criado em meados dos anos 70 por um norte-americano, mostra-se muito atual e, se analisada corretamente, é um aliado do empreendedor.

·        Forças e fraquezas: são fatores internos e que são possíveis de serem controlados pelas empresas, por isso funcionam como um termômetro para o negócio. Nos pontos fortes e fracos é possível encontrar falhas que quase não são vistas no dia a dia ou diferenciais que tornarão a empresa mais competitiva e até mesmo valorizada no mercado.

·        Oportunidades e ameaças: são fatores externos e incontroláveis, como por exemplo, uma crise econômica ou o surgimento de uma nova tendência de mercado. O ideal é que a empresa tenha conhecimento das oportunidades e ameaças do mercado para estar sempre à frente, tanto para o bom quanto para o ruim.

Uma das questões a ser analisada na matriz SWOT é a comunicação que entrará como ponto forte ou fraco por ser um fator interno, então questione-se:

- Minha empresa/marca é ativa nas redes sociais?

- Como meus clientes chegam a nós?

- Quando minha empresa/marca é lembrada?

- Minha empresa/marca é reconhecida pelo trabalho realizado?

- Qual é o nível de credibilidade da minha empresa/marca?

A comunicação não é uma alternativa supérflua e sim uma das molas que impulsionam o crescimento e reconhecimento de uma empresa no segmento. A credibilidade pode ser construída por um leque de soluções, como marketing de conteúdo, redes sociais, assessoria de imprensa, mídia impressa, identidade visual e organizacional.

Chega de correr atrás de clientes e faça com que eles venham até você por sentirem-se atraídos pela informação que você propaga e pela expertise que tem! Lembre-se: quem não é visto não é lembrado!

0

Comentários

  • Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário

Deixar seu comentário

Visitante
Visitante Quinta, 13 Dezembro 2018

Últimas do Blog

Podcast: 5 motivos para micro e pequenos negócios adotarem na estratégia de comunicação
“É como se fosse um programa de rádio ao vivo sem propagandas e com um tempo médio de uma hora de du...
5 mitos e verdades sobre assessoria de imprensa
*Thamiris Rezende Desde que o mundo é mundo, os meios de comunicação desempenham o papel de difund...
Análise SWOT: comunicação como ponto forte abre portas para oportunidades de crescimento do negócio
O senso comum diz que empreender é solitário. Se pensarmos na típica rotina de um empreendedor, real...
Comunicação é coisa de gente grande?
Existe uma máxima no mercado brasileiro, muito praticada pelos empresários, de que a comunicação cor...
Blogs corporativos: 5 dicas para criar conteúdo relevante
Certamente você já deve ter se perguntado como atrair a atenção do seu público-alvo sem ter que reco...

Clientes Satisfeitos

Comece seu plano de comunicação agora mesmo!

Não importa para o que você precisa, nós criamos um conteúdo profissional e específico para sua necessidade.