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Blogs corporativos: 5 dicas para criar conteúdo relevante

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Blogs corporativos: 5 dicas para criar conteúdo relevante

Certamente você já deve ter se perguntado como atrair a atenção do seu público-alvo sem ter que recorrer à publicidade tradicional que, por vezes, é uma alternativa cara e não acessível às micro e pequenas empresas.

Evangelizar o mercado, agregar valor junto aos clientes e atrair atenção do seu público-alvo é um desafio que deve ser encarado por meio da criação de conteúdo relevante com principal objetivo de fornecer informações relevantes ao público a fim de tornar-se especialista no setor.

Em 2009, popularizou-se nos Estados Unidos o conceito de Inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, uma forma de promover uma marca/empresa por meio de blogs, vídeos, eBooks, newsletters com estratégias de conteúdo.

Para auxiliá-lo no desafio de criar conteúdo relevante e agregar valor, veja 5 dicas de como produzir conteúdo para o blog corporativo:

  • Público: em primeiro lugar é preciso definir estrategicamente com quem o blog da sua marca quer dialogar. Por mais que seu produto/serviço seja de comum interesse é importante estudar qual fatia do mercado se deseja atingir. Escrever para um público muito amplo pode tornar seu conteúdo comum e, consequentemente, irrelevante.
  • Periodicidade: defina uma periodicidade de postagens no blog, pois este é um fator muito importante para que o blog da sua marca ganhe notoriedade e seja posicionado como especialista no seu segmento. O ideal é que você produza, ao menos, três conteúdos por semana, mas não torne esse fator um empecilho para aderir à estratégia de marketing de conteúdo. Comece com um conteúdo por semana.
  • Autoridade: o blog corporativo é o espaço perfeito para a marca externar ao público a expertise que tem no segmento de atuação. Use o espaço para compartilhar com seu público-alvo todo o conhecimento que possui, informações de mercado, projeções e dicas relevantes.
  • Linguagem: a linguagem do conteúdo deve ser totalmente alinhada com o público-alvo, ou seja, se você dialoga diretamente com CEOs, presidentes e sócios-fundadores a linguagem formal é indispensável, mas se o core business do seu negócio é algo mais descontraído, a linguagem também pode ser, mas tome muito cuidado com gírias, abreviações e erros de português!
  • Canal de comunicação: o blog corporativo deve ser um canal de comunicação direto com o seu público-alvo. Portanto, fique atento às questões que rondam o seu universo de atuação e esteja sempre atualizado. Use o espaço do blog para produzir textos que tirem dúvidas frequentes dos seus clientes, que desmistifiquem seu produto/serviço e criem uma relação mais próxima por meio do marketing de conteúdo.

Colocar um blog corporativo no ar pode parecer extremamente desafiador, mas lembre-se que a expertise do negócio é o trunfo para a produção de materiais relevantes e isso você já tem, basta colocar no papel!

*Thamiris Rezende é jornalista, assessora de imprensa e diretora de comunicação na HUG Comunicação Corporativa. Saiba mais em:

www.hugcomunicacao.com.br ou facebook.com/hugcomunicacao

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