HUG COMUNICAÇÃO

Comunicação da forma certa para você chegar mais perto de seus objetivos!

  • Início
    Início This is where you can find all the blog posts throughout the site.
  • Categorias
    Categorias Displays a list of categories from this blog.
  • Tags
    Tags Displays a list of tags that have been used in the blog.
  • Bloggers
    Bloggers Search for your favorite blogger from this site.
  • Team Blogs
    Team Blogs Find your favorite team blogs here.
  • Login
    Login Login form

Comunicação é coisa de gente grande?

Posted Por em in Uncategorized
  • Font size: Larger Smaller
  • Acessos: 832
  • 0 comentários
  • Print
Comunicação é coisa de gente grande?

Existe uma máxima no mercado brasileiro, muito praticada pelos empresários, de que a comunicação corporativa existe para atender e beneficiar apenas as empresas de grande estrutura e faturamento alto, mas este é um grande engano!

Você sabia que a instabilidade econômica do Brasil tem estimulado a abertura de novos negócios? De acordo com a GEM (Global Entrepreneurship Monitor), pesquisa feita pela London Business School, o índice de empresas abertas no país por necessidade cresceu 14,5% entre 2014 e 2015. Mas, por outro lado, a Serasa Experian informa que as micro e pequenas empresas lideraram a lista de recuperação judicial em 2016 com 1.134 pedidos, seguidas pelas médias empresas, com 470.

É claro que muitas questões contribuem para o insucesso de uma empresa, mas entre eles estão: o desconhecimento da importância de um posicionamento de marca, a divulgação institucional, a criação de autoridade e a linguagem para tratar com os clientes nas mídias sociais.

Antes de tudo, vale ressaltar que o tamanho de uma empresa está na forma com que ela se posiciona no mercado e não relacionada à estrutura física que possui, por isso, independentemente do tamanho material, uma marca precisa ter uma identidade visual e organizacional (missão, visão e valores) muito bem definidas, afinal este é o DNA da marca.

Dizer o quanto uma marca é boa no que faz já não é mais suficiente, pois assim como o mercado, o consumidor evoluiu e busca algo a mais, como referências que podem ser passadas por meio de conteúdos informativos, relevantes e imparciais.

Aquele movimento de abordar o cliente e oferecer produtos e serviços é ultrapassado. Uma forma assertiva de vender é gerar a ação contrária: atrair o cliente por meio do posicionamento da marca no ramo de atuação. Como? Utilizando as ferramentas de comunicação, como marketing de conteúdo, assessoria de imprensa e redes sociais.

Outro caminho muito eficiente é deixar que os outros falem e referenciem você. Em 2016, o youPIX divulgou o primeiro estudo brasileiro sobre o mercado de influenciadores digitais em parceria com a GFK, empresa de pesquisa e inteligência de mercado. A AirInfluencers, plataforma de busca e gestão de influenciadores, aponta que o Brasil conta com 230 mil influenciadores e nativos digitais, sendo eles 31,9% no Instagram, 31,3% no Facebook, 20,5% no Twitter e 16,2% no YouTube.

O relacionamento entre uma marca e influenciadores e/ou criadores do mesmo segmento de atuação é uma alternativa assertiva para chamar atenção e dialogar com o público-alvo da marca, principalmente quando a marca possui um trabalho constante de produção de conteúdo online e também um forte posicionamento nos canais institucionais.

Portanto, a comunicação é imprescindível para uma marca/empresa que deseja se destacar no mercado de atuação. O que fará a diferença é a estratégia e não tanto o tamanho do investimento.

Pense grande para ser maior ainda!

*Thamiris Rezende é jornalista e diretora de comunicação da HUG Comunicação Corporativa. Saiba mais em: www.hugcomunicacao.com.br

0

Comentários

  • Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário

Deixar seu comentário

Visitante
Visitante Quinta, 13 Dezembro 2018

Últimas do Blog

Podcast: 5 motivos para micro e pequenos negócios adotarem na estratégia de comunicação
“É como se fosse um programa de rádio ao vivo sem propagandas e com um tempo médio de uma hora de du...
5 mitos e verdades sobre assessoria de imprensa
*Thamiris Rezende Desde que o mundo é mundo, os meios de comunicação desempenham o papel de difund...
Análise SWOT: comunicação como ponto forte abre portas para oportunidades de crescimento do negócio
O senso comum diz que empreender é solitário. Se pensarmos na típica rotina de um empreendedor, real...
Comunicação é coisa de gente grande?
Existe uma máxima no mercado brasileiro, muito praticada pelos empresários, de que a comunicação cor...
Blogs corporativos: 5 dicas para criar conteúdo relevante
Certamente você já deve ter se perguntado como atrair a atenção do seu público-alvo sem ter que reco...

Clientes Satisfeitos

Comece seu plano de comunicação agora mesmo!

Não importa para o que você precisa, nós criamos um conteúdo profissional e específico para sua necessidade.